quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

TÁ CONCRETADO, TÁ TUDO CONCRETADO !!

Nesta última semana de 2009, a obra rendeu bastante. Posso dizer que com a concretagem da laje superior da Casa do Pedrão no dia 28 de dezembro (cronograma obedecido à risca), a casa está praticamente estruturada. Agora vamos correr atrás de detalhar tudo, começando com o reboco total de toda essa estrutura que se vê e que será a Casa do Pedrão. Olha, não é porque é a nossa casa não, mas essa casa vai ser um show. A cada visita que faço, me vejo de mil maneiras, seja dentro, seja fora da casa, no seu jardim, que também já começa a ser planejado, além de um projeto de paisagismo já aprovado. Ontem pela manhã, com a ajuda do William, plantei as primeiras árvores na grande área verde ao fundo da casa. Foram pequenas mudas que peguei ao longo do eixão de uma árvore que fica imensa (infelizmente não sei o nome), mas que dará muita sombra e também ficará coberta com flores amarelas. São árvores nativas do cerrado. Temos que preservar a vegetação natural. Bom, isso vai levar algum tempo (uns 30 anos....rsrsrs), mas se não for feito agora, ninguém desfrutará no futuro. Vamos às fotos!




Ah, segue uma foto de como as árvores que plantei ficarão daqui a uns 30 anos...rsrsrs... Inclusive esta foi a árvore de onde peguei suas pequenas mudas.


Aproveito e deixo aqui registrada mais uma visita à obra logo após o Natal: Márcio e Elys, que vieram de São José dos Campos, e dona Moema conheceram tudo de perto. Infelizmente não me lembrei de tirar a foto das visitas, como faço de costume. Espero que em sua próxima visita a Brasília, a casa esteja quase pronta, ou pronta, por que não? !!!

Bom, este ano de 2009 foi realmente um ano muito bom para mim. Às vezes não acredito nesta coragem toda que estou tendo de enfrentar este desafio de construir uma casa. Mas não estou fazendo sozinho. Tem muita gente ajudando, de uma forma ou de outra, e aqui vai um agradecimento de coração a todos. Aproveito aqui mais uma vez e desejo a todos um FELIZ ANO 2010 !!!! Nesta nova década, votos de sucesso !!! Obrigado a todos !!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL A TODOS!!!

A todos, Pedro & Pedrão desejam Feliz Natal e muito sucesso em 2010!


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A PRIMEIRA LAJE A GENTE NUNCA ESQUECE !!!

Muito bem, já temos onde nos esconder da chuva! A Casa do Pedrão já tem a sua laje do térreo desde o último final de semana de novembro. E o mestre Ronaldo promete a laje do segundo piso para até o final de dezembro, ou seja, entraremos em 2010 com a casa "quase" pronta! Pelo menos poderemos ver o esqueleto dela, esperando pelos seus pisos e revestimentos. Nossa, como está indo tudo muito rápido nesta fase da obra. A laje será reforçada, pois em alguns locais ela não será apenas laje, mas, sim, uma laje verde, ou seja, um jardim, segundo projeto da Nathalie, com cálculos do Marcelo e paisagismo da Flávia. Equipe boa!





E quem esteve visitando a obra no dia 30 de dezembro foi Monika. Que obra chique, recebendo visitas internacionais! Monika veio da Alemanha para escolher seu quarto para quando ela voltar no ano que vem! E ela ficou na  dúvida! rsrsrs... Ela gostou muito do que viu, principalmente a grande área verde, e fotografou tudo com sua máquina nova. E, para nossa surpresa, já dava para ver as paredes do primeiro andar subindo, pois, apesar de ser o Dia do Evangélico, o pessoal tá obra estava firme e forte trabalhando, com chuva ou com sol.






quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PAREDES !!!

Pessoal, como o tempo passa rápido, para não dizer que voa! Neste último dia 23 de outubro de 2009 (Dia do Aviador), completei apenas 20 anos como funcionário do tribunal. Alguém aí está ficando velho???  E, finalmente, a casa já tem suas primeiras paredes, que subiram em menos de 4 dias. Realmente, como me disseram, agora a casa vai! Até eu fui pego de surpresa com as primeiras paredes. Tudo está indo conforme o planejado até o momento. Sem grandes atrasos, problemas nem estresse. Já se pode andar pelos ambientes e ter a idéia do espaço interno das salas de jantar, estar/home, da cozinha, garagem e do hall de entrada. Para a próxima semana, todo o andar térreo terá suas paredes. E nada é muito exagerado nem tampouco com espaço contado. Está tudo na medida!




Nesta foto, tirada do interior do que será a garagem, eu apareço lá na sala de jantar, que terá acesso à varanda coberta onde ficará a churrasqueira. Ipês e Cedro ao fundo.


Neste final de semana de outubro, no dia 24, a obra recebeu pela primeira vez a visita do Cléber, que gostou muito do que viu. Pedrão também nao perde uma oportunidade de vistoriar tudo caninamente.


Ah, a piscina também já teve sua base concretada e já tem atá água... rsrsrsrs.


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A JABOTICABEIRA!

Como já foi postado no blog, ganhei um presente ao comprar este terreno: um grande pé de jaboticaba, que fiz questão de manter em seu local original, evitando que o mesmo fosse transplantado para o fundo do terreno, o que seria uma outra opção. A jaboticabeira está localizada na parte lateral do acesso da garagem, o que garantirá uma boa sombra para algum carro que porventura estacione do lado de fora. Neste último final de semana, no dia 02 de outubro de 2009, fui comer jaboticaba no pé. Apesar dos frutos não terem crescido muito, estavam bastante doces. Consegui encher vários baldes com jaboticaba. E pensar que um litro de jabuticaba está sendo vendido por R$5,00 na feira! No ano que vem, na próxima safra nesta mesma época do ano, já estarei morando lá, se Deus quiser, e vou poder cuidar para que os frutos se desenvolvam melhor do que a safra de 2009.


Muito interessante o processo da produção da jabotica. Aqui acima e também na foto abaixo, o pé totalmente coberto por uma espécie de flor, que, com o passar dos dias, se transforma na jaboticaba em si.




 Nada mal a produção de 2009. Foram vários baldes e muita jaboticaba doce. A melhor forma de se comer jaboticaba é sem dúvida alguma subindo no pé e selecionando as melhores. Veja na foto abaixo, com o pé quase que totalmente sem jaboticaba. E olha que ficou muita jaboticaba por lá ainda! Jaboticaba para quem quiser!


VAMOS NADAR???

No dia 01 de outubro de 2009 foi escavado o buraco da piscina. Inicialmente, isso foi feito principalmente para usar a terra tirada dali na compactação da área interna casa, para se fazer o contrapiso. O próximo passo será começar a subir as paredes. O mestre Ronaldo pretende que a casa já esteja com sua primeira laje antes do início da temporada intensa de chuvas daqui de Brasília, ou seja, antes do início de dezembro. Vamos torcer.













Aqui o antes (final de setembro) e o depois (início de outubro) do que será a minha piscina.

Como todos já sabem que realmente a natação é meu esporte favorito desde pequeno, optei em realizar o meu sonho (um tanto exagerado!) de ter minha própria piscina para nadar, e não apenas para um mergulho. Seguindo a mesma linha do projeto da casa, a piscina terá formas totalmente retas. Terá uma raia de 2,5m por 25m de extensão, extensão oficial de uma piscina semi-olímpica, sendo que nos últimos 5 metros ela se abre em forma de um T, onde serão construídas uma parte denominada prainha e outra mais profunda, aí sim uma área para mergulho. Espero voltar a ter ânimo para treinamentos diários, como eu fiz nos últimos 10 anos antes da fratura da perna (sim, estou parado por preguiça desde o acidente...) e voltar a participar dos campeonatos anuais de maratonas aquáticas e travessias no Lago Paranoá, lembrando que em 1998 e 2004 fui o campeão na minha faixa etária - categoria master.

Na foto acima, sou o nadador com óculos azuis fazendo a respiração (quase ao centro da foto). Bons tempos de medalhas!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

MÃOS À OBRA!!

Primeiramente, providenciei a limpeza total do terreno. Sem todo aquele mato e entulho, parece que o terreno ficou o dobro do tamanho. De todas as árvores, deixei apenas o pé de jabuticaba e o pé de urucum, providencialmente localizados fora da área onde será contruída a casa e perto do acesso da futura garagem, o que garantirá sombra para algum carro que eventualmente fique fora da garagem. Na parte lateral, apenas um pé de uma espécie de mini-mexerica muito azeda. Espero que sirva para fazer caipirinhas exóticas. Ao fundo do terreno, os três ipês roxos e o famoso cedro. Fora da área particular do terreno, ainda há um pé de abacate, pés de goiaba, duas velhas mangueiras, um pé de caqui e alguns buritis. Com o tempo, pretendo aumentar o pomar, plantando amora, laranja, mexirica, acerola e limão.



O mesmo ângulo do terreno antes (foto de 18 de abril de 2009) e depois de sua limpeza (foto de 08 de agosto de 2009), com os três ipês e o cedro ao fundo.
Foto de 03 de outubro de 2009. Pedrão inspeciona as obras.

Três dias depois da limpeza do terreno, o barracão de apoio à obra foi erguido, aproveitando-se uma pequena área já coberta que existia no terreno e que servia de abrigo aos animais que viviam ali. Depois do barracão, a obra em si foi iniciada, primeiramente com a demarcação das áreas de construção da casa, da casa de hóspede e da piscina. Alguns dias depois, foram demarcados os locais das fundações. Preenchidos os buracos das fundações, o próximo passo foi fazer os baldrames, que já foram preenchidos com concreto. Agora já é possível ver onde subirão as paredes e andar pelo interior da futura Casa do Pedrão.



O barracão escritório/depósito da obra.



Demarcação da construção da casa.


Demarcação da construção da casa de hóspedes (em primeiro plano) e da casa principal (mais ao fundo).

Feitos os buracos e as armações de aço, hora de encher as fundações. É uma fase inicial da obra em que se gasta muito dinheiro (dá para se pensar até em desistir de tudo) e não se vê nada edificado. Literalmente, você vê seu dinheiro indo para o buraco. Mas faz parte. A fundação bem feita garante uma casa segura, bem construída e sem rachaduras posteriores.




Fundações com até 8 metros de profundidade. Acho que a casa  não cai! E o dinheiro vai todo buraco abaixo!




Eu não tinha ideia de que ferro custava tão caro. Me ferrei!


A obra recebe seus primeiros visitantes: Cláudia, William e Dalva.


Demarcação da obra, vista de cima (agradecimentos ao vizinho Theo, que permitiu que eu subisse na laje da sua futura casa para tirar a foto.)



Esta é a fase atual da obra, em foto tirada em 26 de setembro de 2009. Já é possível ver onde as paredes começarão a subir e ter ideia do tamanho dos cômodos do andar térreo.


Maria e Dora também visitam esta fase da obra pela primeira vez. Observe que a jaboticabeira já está carregada. Postarei sobre isso mais tarde.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O PROJETO

Depois das duas últimas reformas nos dois últimos apartamentos em que morei, nada mais justo e merecido do que convidar NATALIE TRAMONTINI para ser a autora do projeto. Ela já me conhece e sabe dos meus gostos e manias e vice-versa. Em uma conversa preliminar com ela, falei como eu imaginava a casa e, por sorte, era o desejo dela fazer uma casa nesse estilo. Além de projetos de arquitetura, Natalie também é Design de Interiores, tendo participado de várias exposições e mostras, como Casa Cor Brasília  e Mostra Artefacto, dentre outras. Recentemente, foi incluída pela Revista KAZA entre as 10 melhores profissionais na área de arquitetura de Brasilia



Em menos de um mês, o projeto inicial foi apresentado, e depois disso nos encontramos mais duas vezes para discutir a mudança nos desenhos para chegarmos ao arrojado projeto final. A casa vai realmente me agradar muito. Serão dois pavimentos, sendo que o pavimento superior será utilizado apenas quando a família crescer...rs, ou quando eu receber muitas visitas, pois haverá bastante espaço para todos vocês. Para mim, pessoalmente, utilizarei a casa apenas na parte térrea, evitando subir as escadas diariamente.



A localização das unidades no condomínio.




A situação das construções no terreno: casa principal, casa de hóspedes, piscina e canil.




Pavimento inferior



Pavimento superior

Os cálculos estruturais foram feitos pelo engenheiro Marcelo Usaii, e o empreiteiro é o Mestre Ronaldo Brito de Sousa, que também já foi responsável por várias reformas e construções para mim e para minha família.

RESIDENCIAL VEREDAS DO CEDRO

O condomínio se chama RESIDENCIAL VEREDAS DO CEDRO. O nome é homenagem ao antigo cedro plantado no terreno original antes dele ser fracionado. Por sorte, este cedro se encontra na minha fração, no fundo do terreno. Então, não há mal algum, penso eu, em se mudar o nome do condomínio para RESIDENCIAL VEREDAS DO CEDRO DO PEDRO E DO PEDRÃO. Mas acho que os vizinhos não estarão de acordo, pois o nome ficaria muito cumprido.

Seremos oito vizinhos no total, em casas que não serão numeradas, mas denominadas por letras, de A a H. Pedrão e eu (e cia.) seremos os moradores da unidade H.

No fundo do condomínio, há uma área de preservação ambiental. Como minha fração se encontra no fundo, por sorte terei vista e acesso a uma reserva. Com certeza, receberei a visita de algums moradores dali, como micos, várias espécies de pássaros, quatis, pacas e outros. Evito aqui mencionar os répteis.

A infraestrutura do condomínio já está bem adiantada, apesar de não termos moradores por lá. No momento, das oito frações, a minha já é a sexta com obra iniciada, e há a previsão do primeiro morador se mudar para lá em outubro e outros a partir de dezembro.

Muitas das árvores originais foram mantidas, sendo que foram retiradas apenas aquelas da denomiada área comum, necessárias ao acesso às futuras casas. Há algumas jaboticabeiras que ficaram acessíveis a todos, ou seja, na área comum. Outras ficaram restritas a algumas frações. Novamente, por sorte, eu fiquei com uma, que vai me garantir uma boa sombra e também as jaboticabas.


Sombra e frutos garantidos pela jaboticabeira, à esquerda, e também pelo pé de urucum, à direita!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A ESCOLHA DO TERRENO

A procura por um terreno foi a grande tarefa após a venda do apartamento. Depois de três meses com o apartamento à venda, fechei um bom negócio e assim que recebi o sinal intensifiquei a procura por um terreno. Em princípio, eu estava de olho em lotes no Setor de Mansões Don Bosco, nas últimas quadras, perto do acesso à Ponte JK, pela facilidade de acesso ao trabalho. Mas, dos poucos lotes à venda, não consegui negociar nenhum dos que me agradaram.

Resolvi ir conhecer os lotes dos também condomínios particulares no Setor de Mansões Park Way, mesmo sendo um pouco mais longe do centro e do trabalho. Eu gostei muito do que vi por lá e confesso que eu não tinha idéia de como aquele bairro estava tranqüilo e bem estruturado residencialmente falando.

Em um dia de visita a vários lotes com um corretor, resolvi colocar o Pedrão no carro para me acompanhar. Assim que eu estacionava o carro para conhecer os lotes, eu abria a porta e o deixava explorar o local. Por incrível que pareça, os lotes que não me agradavam também não agradavam ao Pedrão, que voltava correndo para o carro, entrava sem cerimônia e ficava sentado no banco de trás esperando por mim. Até que fomos conhecer o último lote do dia, apesar do meu pequeno desânimo, já que esse seria o mais caro de todos. Mas foi o lote que realmente mais nos agradou. Pedrão saiu correndo e já foi demarcar o seu território.

Alguns dias depois, eu já estava assinando o contrato de compra e venda para, finalmente, assinar a escritura definitiva de nosso terreno, onde será construída A CASA DO PEDRÃO.
Eis a placa indicadiva do condomínio: RESIDENCIAL VEREDAS DO CEDRO. A casa será erguida na fração H.
Pedrão reconhecendo o terreno de sua futura moradia. Ele gostou do que viu e terá muito local para demarcar em breve.

A DECISÃO PELA MUDANÇA

Após vários anos morando em apartamentos, tenho sentido a necessidade de voltar a morar em uma casa. Passei por cinco apartamentos. Meu filhote Pedrão, aos cinco anos, já está no seu quarto. Mas Pedrão cresceu muito, e qualquer espaço em apartamento, mesmo um bastante grande, já não é suficiente para ele, que precisa de uma casa com um jardim bem grande para aproveitar bastante.

A mudança para uma casa está sendo um reflexo natural. As cidades estão crescendo, as ruas se enchendo de carros e pessoas, e a paciência da gente diminuindo com isso. Precisamos ter paz, e eu acho que encontrei um lugar onde nós teremos paz, sossego, silêncio e muita tranqüilidade. Estamos buscando qualidade de vida.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VAMOS QUE VAMOS !

Hoje, dia 3 de agosto de 2009, volto a trabalhar depois de minhas férias de julho e tento aqui entrar na onda dos blogueiros, no meu caso sem experiência alguma, no intuito de levar a vocês o andamento deste meu sonho de construir A CASA DO PEDRÃO.

Fechei um acordo com o empreiteiro agora há pouco, mas já consigo me ver sentado na varanda da casa voltada para o jardim e para a piscina, vendo os cachorros correndo e fazendo bagunça por toda parte. Sim, eu disse os cachorros, no plural. Não sei quantos serão, mas quero uma casa bem movimentada, inclusive com a presença de todos vocês, pois para vocês A CASA DO PEDRÃO estará sempre de portas abertas! Mãos à obra. A construção vai começar!

Pedrão

Pedrão
Esse cara é uma figura!!